Estrutura Básica de um Currículo

Posted by Pietro Farias On quinta-feira, 16 de dezembro de 2010 0 comentários


A elaboração de um curriculum vitae  não é um bicho de sete cabeças, porém é preciso ter um pouco de atenção e estudo sobre ele. Não vá colocando qualquer coisa de qualquer jeito sobre você. Um curriculum é um comercial seu de 30 segundos, então saiba expressar realmente que profissional você é.
O curriculum é divido basicamente da seguinte forma:
  • DADOS PESSOAIS
  • OBJETIVO PROFISSIONAL
  • MINICURRICULO
  • EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
  • FORMAÇÃO / CURSOS E ESPECIALIZAÇÕES

LEMBRE-SE: NUNCA, DE MANEIRA ALGUMA, JAMAIS, MINTA EM SEU CURRÍCULO.

DADOS PESSOAIS: Evite colocar documentos neles, apenas se a empresa exigir. Coloque apenas o seu Nome, Data de Nascimento, telefone, endereço e e-mail. No Nome seria ideal colocar seu primeiro e último nome. Na data de nascimento não coloque sua idade como muita gente faz, deixa seu currículo engessado. No telefone coloque pelo menos uns 2 números, um do seu celular e outro de um fixo. No seu e-mail, por favor, tenha um endereço eletrônico com uma boa impressão, nada de gostosinho_da_net@email.com ou feiozao@email.com, as empresa com toda certeza não irão gostar disso. Tenha um e-mail pessoal para você se comunicar com seus amigos e um para seus assuntos mais formais, não misture as coisas.

Exemplo Dados Pessoais



OBJETIVO PROFISSIONAL: Aqui a empresa quer ter uma idéia de sua visão sobre a empresa ou a sua área. Frases como “Desempenhar meu trabalho com eficiência”  seria bom ser evitadas. As empresas procuram nessa parte do currículo o motivo que fez você se candidatar a vaga, e o que procura no mercado de trabalho. 
Uma boa ideia é falar sobre o setor que você desejar trabalhar e não o cargo. Se você envia o seu currículo com o Objetivo Profissional "Trabalhar como vendedor" pode ser ruim por uma parte. Pois, caso empresa que estará selecionando os currículos não contrate você, poderá futuramente descartar seu currículo para outras vagas como Gerente, caso você tenha um potencial. Mostre que deseja trabalhar no setor de Vendas, e se preferir, especificar no ramo que gostaria de atuar, Varejista ou Atacadista. Esse detalhe pode ser bem mais viável ao seu foco.




MINICURRICULO: O minicurriculo nada mais é do que o resumo geral do seu currículo com os pontos mais importantes dele.

Exemplo de MINICURRICULO


FORMAÇÃO / CURSOS E EXPECIALIZAÇÕES: Toda a sua formação deve ser mostrada da mais recente até a mais antiga. Informe. Indique Quando foi feito o Curso ou se estar em andamento; o nome do curso; onde foi feito; a cidade e estado; e quanto tempo de curso, se possível em carga horária/aula. O ideal seria detalhar um pouco sobre o seu curso, como por exemplo, qual o objetivo dele, os principais tópicos do curso, etc. Mais uma vez repito que o curriculum é um comercial sobre você, mas não adianta ter uma excelente lábia se não possui conteúdo. Tente sempre se aperfeiçoar e adquirir conhecimento, se não puder fazer um curso presencial tente fazer um curso online pelo menos, mas corra atrás do seu sucesso.

O ideal é você montar o seu currículo com o perfil do mercado que você pretende atuar. Nesse caso coloque apenas cursos que realmente você irá utilizar no seu cargo ou área. Um curso de Gastronomia pode ser um excelente curso, mas talvez não surte efeito positivo para alguém que vá concorrer a um cargo na área contábil.

Exemplo de FORMAÇÃO


 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:Até aqui você pode ter seduzido a empresa com seu currículo, mostrando o profissional que você é. Mas a sua experiência profissional ainda é muito importante. Para aqueles que ainda não possui uma experiência profissional, logo mais irei postar um artigo referente a essa questão.

As suas experiências devem também estar organiza da mais recente a mais antiga. Informe Quando você atuou na organização e até quando ficou empregado; caso ainda esteja empregado informe ATUALMENTE EMPREGADO; o nome da empresa; a cidade e estado da empresa; o setor ou cargo que você atuou; e as atividade exercidas na empresa.
Detalhe bem as funções que você teve na empresa, pois isso que fará o diferencial na sua experiêncial. Diga sobre projetos que você organizou ou esteve envolvido, trabalhos externos, viagens, tudo que possa enriquecer sua experiência.

0 comentários:

Postar um comentário